Essa é uma das perguntas que mais recebo por mensagens! As 3 profissões possuem intersecções realmente, mas em sua aplicação são bem definidos os papeis de cada uma e todas são muito importantes! Logo abaixo você encontrará de maneira resumida quais são esses papeis:

  • Pedagogia – É a ciência que estuda os métodos e princípios aplicados exclusivamente no processo de educação de crianças e jovens. Os pedagogos são incumbidos de solucionar problemas de aprendizagem que estão relacionados ao desenvolvimento desse aprendizado.
  • Psicologia – Estuda as motivações para o comportamento das pessoas. Isso passa pela análise dos processos mentais tais como emoções, percepções e reações, até chegar aos conceitos de inteligência e as raízes do aprendizado como um todo, não somente acadêmico.
  • Psicopedagogia – É o segmento responsável por analisar como os seres humanos constroem o conhecimento. Depois de identificar as etapas desse processo com algumas técnicas de psicologia, o psicopedagogo escolhe as melhores estratégias e ferramentas para favorecer o aprendizado e diminuir as dificuldades.

As 3 são profissões fundamentais e devem ser valorizadas como tais!!

Tábitha Medeiros