Muitas pessoas me perguntam para que serve o rodízio de brinquedos! Falamos tanto sobre ele e algumas vezes não explicamos o porquê.

O rodízio é uma técnica de organização que em Montessori é muito utilizada tanto em sala de aula quanto em casa para os pais que apreciam o método, ele auxilia nas escolhas e concentração através de alguns itens por vez, otimizando assim o foco da criança!

Certamente você já passou ou já viu alguma criança ficar irritada e atacar os brinquedos. As crianças ainda não sabem como lidar com muitas informações ao mesmo tempo, estão aprendendo isso e possuem dificuldade de fazer escolhas quando muitas opções estão à sua frente. Como não sabem ainda como demonstrar esses sentimentos de maneira ordenada, atacam, fazem cara feia, pisam nos brinquedos etc.

Com o rodízio de brinquedos, aos poucos a criança aprende a curtir o máximo daquele brinquedo deixado à disposição dela e os pais também se acostumam a fazê-lo, é importante planejar e escolher bem o que colocar junto!

Existem pessoas que fazem por temas, por cores, sem padrão nenhum (também é legal), você vai encontrar o seu jeitinho de fazer e conforme o interesse da sua criança no momento! Observe ela, verifique os gostos e não preferências também (para trabalharmos isso de outras maneiras), assim você montará um ótimo rodízio!

A frequência do rodízio depende da sua disponibilidade e também do tempo que a sua criança leva para enjoar das opções disponíveis! A observação é mais uma vez importante! Por exemplo, aqui em casa, mais ou menos 3 semanas é o tempo que a Sofia brinca interessada, depois perde totalmente o interesse nas opções, não importa quão legal sejam, então fazemos a cada 3 semanas!

Como última dica, você não precisa ter só brinquedos educativos e bonitos para fazer o rodízio, eu não tinha uma estante de nichos como essa e fazia deixando alguns brinquedos em cada cômodo da casa, fiz assim por 1 ano! Você vai aos poucos montando e comprando conforme as suas possibilidades! Boas escolhas são fundamentais e qualidade antes de quantidade! ❤
Tábitha Medeiros