A criança na idade de 2 anos (um pouco antes ou depois disso) encontra-se em grande dilema interno: ela ouve, entende, percebe, sente (e sente intensamente) mas não sabe ainda como expressar as suas vontades e sentimentos. Faltam palavras e maturidade para isso.

Ela começa a demonstrar acessos de raiva, de manha, de birra etc, muitos nomes para essa confusão de sentimentos que ela não tem a mínima ideia do que fazer com eles. Essa é a fase que chamamos de adolescência dos bebês, os temidos “terrible twos”!

É bem importante nessa fase (como  todas) observar a sua criança com compreensão do que está acontecendo com ela, assim ficará mais fácil de lidarmos e a auxiliarmos a pedir o que quer, assim como entender o que está acontecendo.

Toda birra, agressividade ou manhã é uma necessidade a ser atendida, apenas não necessariamente aquela que a criança exige naquele momento, por essa razão a observação por nossa parte é tão necessária e urgente.

Cada caso é um caso e não existem soluções padrão mas posso citar alguns exemplos recentes:

Quando a Sofia começa a atacar as coisas ao chão ou para todos os lados, normalmente eu dou uma atividade como bola ao cesto para ela. Ou quando mexe em absolutamente tudo e não para, ofereço atividades de pinturas com a mão e coisas manuais.

Quando começa a mexer e aprontar na água do Thor (nosso cachorrinho ❤️), alguma atividade com água. Quando começa a gritar ou chamar a atenção de maneira errônea, observo que estou demais no celular. Ela sente isso. Olho mais nos olhos dela e magicamente ela para.

Nem sempre é simples a identificação e exige muito exercício! O tema é complexo e denso mas o mais importante é sabermos o que está acontecendo internamento com a nossa criança e a observarmos com mais paciência e carinho! ❤

Tábitha Medeiros